Artigos Livres
. . . . . Os artigos indicados abaixo podem ser acessados gratuitamente. Estes artigos foram selecionados de maneira que o leitor possa ter acesso à bibliografia básica da química verde (Princípios, história...) até tópicos avançados, como catálise, biocatálise, líquidos iônicos e outros solventes verdes.

Química e Desenvolvimento Sustentável - QV, QUIVES, QUISUS? Adélio A. S. C. Machado.. . . . . BSPQ 2004, 95, 59. .

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre a Química e o Ambiente ao longo do século XX, que começaram pela Geoquímica e levaram à Química Verde. O autor discute a preocupação atual de ligar a Química ao Desenvolvimento Sustentável (ou Sustentabilidade) – traduzida pela introdução muito recente da Química Verde e Sustentável (QUIVES) ou Química Sustentável (QUISUS).
 
O Quadro da Classificação Periódica para a Sustentabilidade - Uma metáfora para a Química Verde e a Ecologia Industrial. Adélio A. S. C. Machado. BSPQ 2005, 98, 21.
O autor apresenta neste artigo uma metáfora gráfica sobre o Quadro de Classificação Periódica (QCP), que consiste em adicionar-lhe três ingredientes que devem ser levados em conta quando se deseja praticar a Química Industrial tendo em vista o Desenvolvimento Sustentável, que são: a Energia, a Economia e o Ambiente.
 
Alfredo Nobel - O Primeiro Químico Verde? Adélio A. S. C. Machado. BSPQ 2006, 103, 45.
Neste artigo o autor faz uma analogia entre a contribuição de Alfred Nobel no Séc. XIX e algumas atitudes preconizadas atualmente pela Química Verde (QV), mostrando mais uma faceta de Nobel: a de precursor da QV.
Desenvolvimento Sustentável e Química Verde. Flavia M. Silva; Paulo S. B. Lacerda; Joel Jones Jr
Química Nova, 2005, 28, 103.
Este artigo apresenta uma breve discussão sobre a Agenda 21 e o papel da química verde na busca do desenvolvimento sustentável. São apresentados os 12 princípios da química verde e também vários exemplos de reações e/ou novos procedimentos experimentais desenvolvidos recentemente que se enquadram dentro da filosofia da química verde.
Modificação de Óleos e Gorduras por Biotransformação. Heizir F. Castro; Adriano A. Mendes; Júlio C. Santos; Cláudio L. Aguiar
Química Nova, 2004, 27, 146.
Este artigo de divulgação apresenta uma ampla discussão sobre a biotransformação de óleos e graxas. Este é um assunto estreitamente relacionado à química verde, pois envolve catálise e matéria-prima de fonte renovável, contemplando os princípios 7 e 9.
Química Verde, Os desafios da Química do Novo Milênio. Alexandre G. S. Prado
Química Nova, 2003, 26, 738.
Os 12 princípios da química verde são apresentados, juntamente com uma série de exemplos da química verde em ação, com especial ênfase em métodos catalíticos, destacando-se a catálise por sólidos ácidos e básicos, catálise em sistemas bifásicos, fotocatálise e biocatálise.
Inserção do Conceito de Economia Atômica no Programa de uma Disciplina de Química Orgânica Experimental. Leila M. O. C. Merat; Rosane A. S. San Gil
Química Nova, 2003, 26, 779.
Com o objetivo de implementar a química verde no curso de graduação, as autoras propuseram uma série de preparações, utilizando duas rotas distintas para cada composto. Ao final das sínteses, as reações foram analisadas com relação à eficiência atômica e ao fator E.
A Review of Advancements in Green Chemistry. Josh Johnson
Duke University Libraries
Este artigo (em inglês) apresenta uma visão geral sobre os avanços recentes da química verde com ênfase na reação de Diels-Alder. Foram compilados dados entre 2000 e 2004.
Reações Orgânicas em Meio Aquoso. Flavia M. Silva; Joel Jones Jr
Química Nova, 2001, 24, 646.
Neste artigo de revisão são descritos vários exemplos da utilização de água como solvente em síntese orgânica.
“Green chemistry” – Os 12 Princípios da Química Verde e sua Inserção nas Atividades de Ensino e Pesquisa. Eder J. Lenardão, Rogério A. Freitag, Miguel J. Dabdoub, Antônio C. F. Batista e Claudio da C. Silveira
Química Nova, 2003, 26, 123.
Este artigo descreve a história da química verde, seus 12 princípios e faz uma discussão detalhada sobre cada um dos princípios com ênfase a sua aplicação nas atividades de pesquisa e ensino.
Economia de Átomos, Engenharia Molecular e Catálise Organometálica Bifásica: Conceitos Moleculares para Tecnologias Limpas. Jairton Dupont
Química Nova, 2000, 23, 825.
Este artigo discute os conceitos de economia de átomos, engenharia molecular e catálise organometálica bifásica, relacionamdo-os com a química sustentável.
Microondas em Síntese Orgânica. Antonio M. Sanseverino
Química Nova, 2002, 25, 660.
Neste artigo é apresentado uma revisão da literatura envolvendo o uso de microondas em síntese orgânica. Aspectos relacionados ao aumento da velocidade de reação, melhores rendimentos e maior seletividade são discutidos e alguns exemplos apresentados.