30ª Reunião Anual da ANPEd

PROGRAMAÇÃO GT17 – Filosofia da Educação

Clique nos títulos dos trabalhos para fazer o download

 

SEGUNDA-FEIRA 08/10/2007
(8h/12h)

 

Trabalhos:
GT17-2754 – A Dialética Socrática como Paidéia Irônica
Antonio Alvaro Soares Zuin – Universidade Federal de São Carlos - SP

GT17-3043 – Maiêutica Socrática ou Terapia Wittgensteiniana?
Cristiane Maria Cornelia Gottschalk – USP - SP

GT17-3017 – Linguagem, Estética e Ensino: Notas para um Estudo
Humberto Pereira da Silva – Instituição: outras – SP

GT17-3604 – Adorno e o Pós-Moderno
Robson Loureiro – Universidade Federal do Espírito Santo

 

(12h/14h) Intervalo

(14h/17h)
GT17-3603 – Heidegger e o Pensamento Educacional Contemporâneo
Sandra Soares Della Fonte – Universidade Federal do Espírito Santo

GT17-3573 -  Filosofia e Formação Humana
Marcos Antonio Lorieri – Uninove – SP
Cleide Rita Silvério de Almeida – Uninove – SP
Elaine Teresinha Dalmas Dias – Uninove – SP
Izabel Cristina Petraglia – Uninove - SP

GT17-3688 – Hegel: O Conceito de Freiheit Fundamentando a Noção de Bildung
André Gustavo Ferreira da Silva – Universidade Federal de Pernambuco

 

TERÇA-FEIRA 09/10/2007
(8h/12h)
GT17-2955 – Teoria Crítica, Formação Estética e Educação: Reflexões Sobre a Crítica da Economia Política, Formação Estética e o Conceito de Professor Reflexivo-Transformativo.
Werner Ludwig Markert – Universidade Federal do Ceará

GT17-3001 – A Civilização Contra a Tradição no Projeto Iluminista de Condorcet
Sidney Reinaldo da Silva – Universidade Tuiuti do Paraná

GT17-3288 – A Hermenêutica Como Método Empírico de Investigação
Wivian Jany Weller – Universidade de Brasília

GT17-3305 – Sobre a Insana Obsessão do Trabalho e a Doce Virtude do Ócio em O Direito à Preguiça (1880) de Paul Lafargue: Um Apelo à Skholè
Suzana Guerra Albornoz – Universidade de Santa Cruz do Sul - RS

 

QUARTA-FEIRA 10/10/2007
(8h/12h)
GT17-3545 – Memórias Escolares: Sem Ressentimentos
Marlene de Souza Dozol – Universidade Federal de Santa Catarina

GT17-2822 -  A Experiência e o Pensar em Dewey e Freire: relações e influências
Ursula Rosa da Silva – Universidade Federal de Pelotas - RS

GT17- 3095 - Educação, Formação Cultural e Pluralidade de Perspectivas Entre Outros (En)cantos de Sereias
Maiane Liana Hatschbach Ourique – Instituição: outras – RS
Amarildo Luiz Trevisan – Universidade Federal de Santa Maria – RS

GT17-3672 – Educação e Tolerância: Articulações Pedagógicas Possíveis
Marcelo Gustavo Andrade de Souza – PUC - RJ

 

Mini-Curso Encomendado
Segunda e Terça-Feira das 18 às 20 horas
Título: Indagações Sobre o Conhecimento no Campo da Educação
Maria Célia Marcondes de Moraes – Universidade Federal de Santa Catarina

 

Pôsters
Segunda-Feira (17-18h): exposição
Terça-Feira (17-18): apresentação

GT17-3575 – A indagação filosófica como leitura “alegórica” de um texto na prática de filosofia com crianças
Beatriz Fabiana Clarieta – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

GT17-3617 – Os caminhos da formação das convicções pedagógicas do professor do curso de Pedagogia: aproximações aos elementos da formação integral do docente universitário
Tatiana Cristina dos Santos de Araújo – Universidade Federal de Pernambuco

GT17-3619 – O anjo e o corcunda: imagens da história em Walter Benjamin
Caroline Mitrovich – Universidade Estadual Paulista (UNESP) – SP

GT17-3792 – Corpo e aprendizagem: um diálogo acerca do Movimento Humano
Ana Cristina Zimmermann – Universidade Federal de Santa Catarina